segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"O mundo visto pelo prisma da solidariedade"


Em tempo de fados...

Em tempos de fado, e sabendo que a canção de Coimbra não faz parte da candidatura que tornou o fado Património Imaterial da Humanidade, deixo um grande tema, cantado pelo grande Luiz Goes - É preciso acreditar - e é mesmo...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Afegã violada tem de casar-se com o agressor para sair da prisão

Uma afegã de nome Gulnaz, de 21 anos, enfrenta um terrível dilema: ou permanece na prisão com uma filha pequena, cumprindo pena por ter sido violada por um homem casado, ou contrai matrimónio com o agressor para poder sair da prisão.

(...)

Depois da violação não contou a ninguém o que se tinha passado – sabendo que não seria ajudada – mas depressa a verdade veio à tona: estava grávida.

Acabou por ser julgada por adultério e condenada a 12 anos de prisão. É lá que está actualmente, com a sua filha. Cumprem pena em conjunto.

Para sair da prisão, só tem uma solução: casar-se com o seu agressor. A única forma de uma mulher afegã ultrapassar a desonra de ter sido violada, ou de ter incorrido em adultério, é casar-se com o seu atacante.

(...)

A jovem diz que na sua decisão pesa o futuro da filha. Só assim poderão permanecer juntas e em liberdade.

Mas - adianta a CNN - a escolha de Gulnaz não a livra de perigo. A família do atacante ou mesmo a sua própria família poderão querer matar a jovem por ter desonrado o nome familiar. É muito provável que, mal ponha pé fora da prisão, Gulnaz corra perigo de vida.

Público

sábado, 19 de novembro de 2011

O SNS "é bom, é necessário e eu devo-lhe a vida"

Criado há 32 anos, antes toda a assistência médica era assegurada pelas famílias, pelas instituições privadas ou pelos serviços médico-sociais da Providência. Para o escritor, político e candidato às eleições presidenciais de 2006 e 2011, o SNS "é bom, é necessário e eu devo-lhe a vida".

O SNS abrange todas as instituições e e todos os serviços oficiais de saúde dependentes do Ministério da Saúde. Na opinião de Manuel Alegre, "o povo português não pode passar sem o seu Serviço Nacional de Saúde".

Diário de Notícias


segunda-feira, 7 de novembro de 2011


Com certeza que quem já abriu hoje a página do Google reparou na brilhante imagem que hoje lhe dá cara.


Pois é: Marie Curie, a brilhante cientista polaca e a primeira individualidade a ser galardoada com 2 prémios Nobel: o primeiro foi o Nobel da Física (em 1903, dividido com Pierre Curie – seu marido – e Becquerel) pelas suas descobertas na área da radioactividade; o segundo foi o Nobel da Química (em 1911) pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polónio.


Assinala-se hoje a data do seu nascimento e, tendo eu o “bichinho” da radioactividade, não podia deixar a data em branco… :)