terça-feira, 29 de novembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Em tempo de fados...
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Afegã violada tem de casar-se com o agressor para sair da prisão
(...)
Depois da violação não contou a ninguém o que se tinha passado – sabendo que não seria ajudada – mas depressa a verdade veio à tona: estava grávida.
Acabou por ser julgada por adultério e condenada a 12 anos de prisão. É lá que está actualmente, com a sua filha. Cumprem pena em conjunto.
Para sair da prisão, só tem uma solução: casar-se com o seu agressor. A única forma de uma mulher afegã ultrapassar a desonra de ter sido violada, ou de ter incorrido em adultério, é casar-se com o seu atacante.
(...)
A jovem diz que na sua decisão pesa o futuro da filha. Só assim poderão permanecer juntas e em liberdade.
Mas - adianta a CNN - a escolha de Gulnaz não a livra de perigo. A família do atacante ou mesmo a sua própria família poderão querer matar a jovem por ter desonrado o nome familiar. É muito provável que, mal ponha pé fora da prisão, Gulnaz corra perigo de vida.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
sábado, 19 de novembro de 2011
O SNS "é bom, é necessário e eu devo-lhe a vida"
Criado há 32 anos, antes toda a assistência médica era assegurada pelas famílias, pelas instituições privadas ou pelos serviços médico-sociais da Providência. Para o escritor, político e candidato às eleições presidenciais de 2006 e 2011, o SNS "é bom, é necessário e eu devo-lhe a vida".
O SNS abrange todas as instituições e e todos os serviços oficiais de saúde dependentes do Ministério da Saúde. Na opinião de Manuel Alegre, "o povo português não pode passar sem o seu Serviço Nacional de Saúde".
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Com certeza que quem já abriu hoje a página do Google reparou na brilhante imagem que hoje lhe dá cara.
Pois é: Marie Curie, a brilhante cientista polaca e a primeira individualidade a ser galardoada com 2 prémios Nobel: o primeiro foi o Nobel da Física (em 1903, dividido com Pierre Curie – seu marido – e Becquerel) pelas suas descobertas na área da radioactividade; o segundo foi o Nobel da Química (em 1911) pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polónio.
Assinala-se hoje a data do seu nascimento e, tendo eu o “bichinho” da radioactividade, não podia deixar a data em branco… :)