terça-feira, 13 de julho de 2010

Mudança, um mito ou uma realidade?


Fugazmente, a vida corre alinhavada às habituais tarefas diárias. A monotonia percorre-nos as entranhas e dificilmente nos separaremos dela. Com frequência, me deparo a agir como se de um ser mecânico me tratasse, como se a liberdade não fizesse parte das minhas ambições, como se a escolha por um mundo melhor não fosse minha. A verdade, é que não raras vezes sinto falta de força, sinto falta de vontade para me libertar das amarras que me prendem ao fraco passado.
Certa vez, questionaram-me sobre o que poderia eu fazer para mudar o mundo. Na minha mente, ecoou a palavra “NADA”. Senti-me sem forças e surgiu diante de mim a imagem imaginária de uma criança que, desconhecendo o meu nome, me pediu para mudar o seu rumo de vida. Contudo, sozinha não serei capaz de agir, um ser isolado não pode fazer nada. A pergunta era, deveras, absurda! (Não sei se é o meu medo que me faz classifica-la deste modo ou se a consciência que de facto “eu sou um ser com os outros, sozinha nada sou”). Odiei a pergunta e odiei-me a mim mesma por não saber responder. Poderia limitar-me a pronunciar meia dúzia de actos que são para todos um meio para melhorar a vida na Terra. Contudo, não consigo dizer algo que não consiga cumprir, neste tipo de situações a mentira aflige-me, não posso iludir as pessoas, não as posso fazer pensar que estes tipos de decisões são fáceis de tomar.
A mudança do mundo é real e concreta se duas, dezenas ou milhares de pessoas se juntaram e acreditarem que são capazes.
 EU não posso fazer nada para mudar o mundo, mas NÓS podemos!

    

1 comentário:

  1. Vós, porém, não foi assim que aprendestes, ao conhecerdes a Cristo, 21supondo que dele ouvistes falar e nele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus: que deveis, no que toca à conduta de outrora, despir-vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores; que vos deveis renovar pela transformação do Espírito que anima a vossa mente; e que deveis revestir-vos do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade, próprias da verdade. (Ef 4, 20-24)

    ResponderEliminar