quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mariano Gago desafia os portugueses a estudarem mais


O ministro da Ciência e Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago, deixou hoje, no Porto, um desafio ao país: “É preciso estudar mais, é preciso voltar à escola, é preciso saber mais”.

(...)
“Precisamos de conseguir atingir níveis de qualificação em toda a população activa portuguesa, qualquer que seja a sua idade, níveis de qualificação que sejam compatíveis com o desenvolvimentos social e económico e com a produtividade que queremos ter no nosso país”.
(...)
“O número de licenciados em Portugal andará por cerca de um milhão; andará por cerca dos 600 mil aqueles que há mais de 10 anos não entram nas portas de um estabelecimento de ensino superior”, lamentou Gago, aludindo depois às transformações que se verificaram no ensino superior nos últimos anos não só em Portugal, mas também no resto da Europa.
(...)
“Quantos são aqueles que já licenciados, já a trabalhar há vários anos, hoje procuram nas universidades formações pós-graduadas?” Esse número é muito reduzido ainda”. Respondeu.
(...)
Mariano Gago tem a ambição e deixa expressa que o número de licenciados duplique em Portugal, passando de um milhão para os dois milhões como acontece em outros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário