quinta-feira, 11 de março de 2010

"Longe vão os tempos das grandes lutas estudantis,..."

(...)
No ensino superior, Mariano Gago parece de pedra e cal.
Há problemas: as instituições dizem que falta dinheiro, há várias que se declaram perto da banca rota, os estudantes, que ontem pediam o fim das proprinas para poderem estudar, hoje pedem acção social para poderem estudar, Bolonha (ou a maneira como o processo foi implementado) continua a levantar críticas, o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), que afastou os estudantes do governo das instituições é um problema para os estudantes e a carreira docente é um problema para os docentes. Mas nenhum deles gera contestação suficiente para pôr em causa Mariano Gago. O ministro pode não ser consensual, mas o facto é que nunca gerou uma contestação significativa.
Longe vão os tempos das grandes lutas estudantis, das manifestações dos dez mil, dos ministros que nunca sobreviveram aos quatro anos de mandato. (...)
Excerto adaptado do editorial da revista "Aula Magna"


1 comentário:

  1. Pois é, longe vão os tempos em que os jovens se juntavam por uma luta comum. Hoje parece que um certo comodismo ou mesmo preguiça se apoderou da vontade dos jovens. Não que não haja razoes para lutar, porque as há, mas é um desinteresse e total alheamento dos jovens em relaçao aquilo que os rodeia... será a culpa dos jovens, dos pais, ou da sociedade?

    ResponderEliminar