segunda-feira, 14 de março de 2011

TDT - Televisão Digital Terrestre

Este fim-de-semana vi este anúcio na tv. A TDT vem a caminho!

Para ter Televisão Digital Terrestre, o utilizador da televisão analógica necessitará obrigatoriamente de dispor de equipamento apropriado à recepção do sinal digital para continuar a ter acesso aos canais de televisão em sinal aberto. Dizendo isto de outra maneira e sendo mais clara, uma grande parte da população terá de comprar televisores novos ou comprar um descodificador para a sua tv.

Ora, eu pergunto, porquê esta mudança? Quais são os motivos? Técnicos? Quantos países já aderiram à TDT?

As respostas são estas...

Portanto, o primeiro motivo é que a TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico... Acho que faz muita falta! Eu queixo-me frequentemente do espectro radioeléctrico da minha tv. Compreende-se por isso que a UE determine que esta tecnologia seja obrigatória em todos os países da União Europeia. Lá está, é o espectro radioeléctrico... Afinal, quem é que nunca se queixou do seu espectro radioeléctrico?!?

Uau!! Afinal parece que somos os pioneiros da TDT. A UE manda, Portugal faz. É como a questão da adaptação dos nossos cursos a Bolonha. Portugal é hoje um dos únicos países que tem quase a totalidade dos seus cursos adaptados a Bolonha. É caso para dizer que somos o país "bem-comportadinho" da União Europeia.

A 26 de Abril deste ano será lançada a TDT em Portugal.

Apartir 1 de Janeiro de 2012, se queres tv, compra um descodificador ou uma tv digital e uma antena!

1 comentário:

  1. Eu nunca me queixei do meu espectro radioeléctrico, mas de vez em quando queixo-me que a minha televisão não dá bem....lol

    ResponderEliminar