Não sei ainda em quem vou votar.
Sei que sou contra a generalidade e principalmente, contra todo o conceito das medidas impostas pela troika FMI-CE-BCE em Portugal.
E nessa linha, irrita-me particularmente um certo discurso público que afirma que há partidos que não apresentam qualquer ideia nem qualquer alternativa para o país. É um discurso que extravasa as fronteiras dos partidos, embora eu considere que existe um que tem sido particularmente afectado por isso. No entanto, em relação a todos os partidos, isso não passa de contra-informação. E mesmo o tal partido que se considera nunca ter propostas credíveis, se esforça (talvez mais que os outros, por apresentar propostas concretas. Ainda para mais quando esse partido é um dos que não aceita as medidas impostas - mais necessidade tem de mostrar alternativa.
E mostra. E é porque na generalidade vou concordando com as suas propostas no campo da economia que hoje aqui apresento um trabalho interessante deste partido.
São 20 dias e 20 propostas para a economia portuguesa.
A primeira está descrita aqui e tem contas, estimativas e explicações que é como se quer uma proposta.
Mas não é a única nem tudo se circunscreve às tais 20 propostas. Muitas estão espalhadas pelo site do partido.
Outro ponto interessante é a criação de uma plataforma online onde podemos, interactivamente, observar os efeitos da implementação de várias medidas para a economia, desemprego ou meta do défice das contas públicas. Chama-se Decisão 2011 e nela também se encontram mais algumas medidas do próprio partido, bem como a comparação com outras medidas da troika ou dos outros partidos. Obviamente, num exercício destes pede-se algum olhar crítico. Daí a nota de pé de página que serve esse mesmo propósito de moderação.
Que o conhecimento das propostas nos elucide sobre o que está em questão, porque só conhecendo podemos votar em consciência. Como se quer numa Democracia - e acho que ainda queremos uma Democracia...
Sem comentários:
Enviar um comentário