domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mitos e Factos...

... sobre a PENA DE MORTE:

Mito: A pena de morte previne o crime violento e torna a sociedade mais segura.Facto: Não existem a nível mundial quaisquer provas de que a pena de morte tenha um especial efeito dissuasor no que diz respeito à criminalidade. (...)

Mito: A pena de morte reduz a criminalidade associada ao tráfico e consumo de drogas.
Facto: Em Março de 2008, o Director Executivo da Agência das Nações Unidas para o combate às Drogas e ao Crime expressou a necessidade de se eliminar a aplicação da pena de morte em crimes relacionados com drogas: “Apesar das drogas matarem, não acredito que seja necessário matar por causa das drogas”. (...)

Mito: Os indivíduos terão menor propensão para cometer crimes violentos, incluindo o de homicídio, se souberem que poderão ser condenados à morte.
Facto: Este argumento pressupõe que os criminosos estudam e antecipam as consequências de serem apanhados, e decidem que uma longa pena de prisão é aceitável enquanto que uma condenação à morte não o é. (...)

Mito: A ameaça de execução é uma estratégia eficaz no combate ao terrorismo.
Facto: As pessoas que se dispõem a cometer actos de violência em larga escala, com o objectivo de aterrorizar uma sociedade, fazem-no sabendo que poderão sofrer sérios danos físicos e demonstram dessa forma que pouco ou nada se preocupam com a sua própria segurança. (...)

Mito: A pena de morte é aceitável desde que a maior parte da população a apoie.
Facto: A Amnistia Internacional reconhece às Nações o direito de criar leis. Contudo, essas leis devem ser formuladas tendo em conta o respeito pelos direitos humanos. (...)

Mito: A execução é a solução mais eficaz do ponto de vista económico para lidar com o crime violento.
Facto: Uma sociedade não pode ignorar os direitos humanos em prol de uma redução de custos na luta contra a violência. (...)

ver mais: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário