quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Quanto tempo aguentamos contentes?

Numa conversa entre duas amigas ao telemóvel:
- Ana! Cheguei à três dias do Brasil! Estou tão contente… era o sonho da minha vida… O Brasil é lindo, lindo, lindo,… Ó Ana tu também tens de ir lá acredita que vale mesmo a pena!
- Eu já fui ao Brasil à dois anos. Este ano fui ao Egipto…. vi as pirâmides! Ó Carolina, são grandiosas, imponentes, … Tu tens de ir ao Egipto, é completamente diferente do Brasil…
- Pois… Eu ao Egipto nunca fui… Mas ver as pirâmides ali mesmo à nossa frente… bem… deve ser completamente diferente do que vi em livros ou na televisão.
- Podes crer…
- Talvez para o ano vá ao Egipto….

Dois amigos à conversa num bar:
- Epah! Em Junho, finalmente, acabo o 12º ano!
- E depois vais para que universidade? Já pensaste?
- Eu não quero estudar mais… o 12º ano já chega…
- Mas olha que agora á mais viável tirares no mínimo uma licenciatura… já nem falo de um mestrado, nem de um doutoramento….
-Mestrado!?!, Doutoramento!?!.... Eu tiro o 12º ano e fico feliz
- Epah… Hoje toda a gente tira uma licenciatura…. É o mínimo… Além disso, se fores para o ensino superior conheces novas pessoas, vais para outra cidade, vais viver para uma casa longe dos teus pais…
- Pois... Talvez tenhas razão… Dizem que agora o 12º ano vai ser obrigatório… Talvez vá também tirar uma licenciatura! Logo se vê! Fico a pensar nisso!

O Homem só quer aquilo que conhece. O desconhecido não é desejado pelo ser humano, precisamente, por desconhecer a sua existência. Mas quando o Homem tem o conhecimento de algo que ainda não fez ou de tudo aquilo que pode fazer fica descontente.
O conhecimento de possibilidades antes não experimentadas mas que, todavia, o Homem gostaria de experimentar das duas uma: ou levam o Homem à busca e à luta pela sua conquista ou então levam o Homem à depressão.
Ao contrário, quando o Homem desconhece outros estilos de vida, outros carros, outras casas, outras terras, … fica contente na sua casa…


O Quinto Império

Triste de quem vive em casa,
Contente com o seu lar,
Sem que um sonho, no erguer de asa,
Faça até mais rubra a brasa
Da lareira a abandonar!

Triste de quem é feliz!
Vive porque a vida dura.
Nada na alma lhe diz
Mais que a lição da raiz -
Ter por vida a sepultura.

Eras sobre eras se somem
No tempo que em eras vem.
Ser descontente é ser homem.
Que as forças cegas se domem
Pela visão que a alma tem!
(…)

Fernando Pessoa, Mensagem


D. Sebastião, Rei de Potugal
(…)
Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?



Fernando Pessoa, Mensagem

Sem comentários:

Enviar um comentário