quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jovens portugueses interessam-se pouco por política

Numa sondagem feita a 1.949 pessoas, dos 15 aos 65 anos, realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica Portuguesa em 2008, concluiu-se que na faixa etária entre os 18 e os 29 anos:

» 48,2% dos inquiridos afirma interessar-se ‘pouco’ pela política e 22,3 % não se interessa ‘nada’;

» 55,7% dos inquiridos lê a secção de política num jornal ‘menos do que uma vez por semana’ embora 44,1% veja notícias sobre o tema ‘todos os dias’ na TV;

» 26,1% dos inquiridos ‘não acerta’ quando responde à pergunta ‘Quem foi o primeiro presidente eleito depois do 25 de Abril?’;

» 52,1% dos inquiridos ‘não acerta’ quando responde ao ‘Número de Estados da União Europeia’;

» 49,7% dos inquiridos ‘vota sempre’ contra 17,5% que ‘nunca votam’.


inMUNDO UNIVERSITÁRIO

2 comentários:

  1. Afinal o "ponto da situação" ainda é pior do que eu pensava. Medo, muito medo, tenho do futuro do país! É que ainda não inventaram um sistema de poder em que um país se governe sem recurso a... políticos. A política é uma arte e o homem é um animal político.
    Se não te interessas pela politica, a politica e os políticos não se interessarão por ti! Assim, de simples.
    É que o cidadão também o político.
    Fala-me dos cidadãos que determinado país tem e eu concluirei de que matéria prima são feitos os seus dirigentes políticos.
    Uma vez mais manifesto a minha profunda preocupação. Vai ser desta geração de jovens que agora não se interessam pela política que vão sair os futuros dirigentes políticos que nos vão governar. Por isso... medo, muito medo!

    ResponderEliminar
  2. Ah,já agora, lembrei-me de um post que fiz no CJovem, no ano passado (um ano em que fomos mais de uma vez a votos).
    O post tentava reflectir sobre a relação entre fé e política.
    Aqui: http://consolatajovem.blogspot.com/2009/09/o-cristao-e-politica.html#comments

    ResponderEliminar