domingo, 23 de maio de 2010

"Salas de aula transformadas em bares..."

Excerto com supressões da revista AULA MAGNA.
Entrevista de Luís Ricardo Duarte a António Câmara.
Salas de aulas transformadas em bares, alunos que são empreendedores e líderes da sua geração. No futuro, garante António Câmara, professor da F-Ciências e Tecnologia da U-Nova de Lisboa, o ensino superior será o centro das novas indústrias. Arrojadas e originais. Mas para isso as universidades e os institutos politécnicos têm de se afirmar enquanto territórios de fronteira e espaços em que se dá liberdade ao erro. E o risco é a palavra chave para se encontrar novos e diferentes horizontes. (...)

Lendo os seus livros (o Futuro Inventa-se e Voando com os pés na terra - dois livros de ensaios) , uma ideia parece ressaltar: o ensino superior pode ser um motor da sociedade.

A universidade é, de facto, um motor da sociedade. E um estudo recente de Massachusetts aponta nesse sentido. Alguns investigadores procuraram saber quais os principais motores da economia naquele estado norte-americano e chegaram à conclusão de que são dois: os hospitais e as universidades (em Portugal, o cenário não é diferente). A importância dos hospitais, tanto social, como economicamente, é fácil de entender. Mas foi das universidades que saíram as pessoas que fundaram as grandes empresas mundiais. Neste contexto, tiveram especial importância instituições como Stanford, Cambridge e o MIT [Massachusetts Institute of Technology], precisamente porque definiram como prioridade a criação de novas indústrias. Tenho a certeza de que será a partir das universidades portuguesas que se operará uma mudança na economia nacional.

Como é que isso será possível?
Seguindo o conselho que o director do Economist deixou quando nos visitou há dois anos: promovendo uma universidade de classe mundial. É o que faz a diferença. Mas não é só neste domínio. Acabo de regressar de uma iniciativa desportiva, em Portimão, em que o meu filho participou. Também ali, no basquetebol juvenil, se via claramente que quem tem boas escolas ganha, que não as tem, perde. Hoje em dia, a economia é como a alta competição: com boas escolas vence-se, com más é-se um país de terceira.

Concretamente, o que pode ser feito nesse sentido?
A fórmula é sempre igual: temos de ter os melhores professores que é possível contratar.
As melhores universidades vão ser as que recrutarem os melhores professores. Exactamente como o desporto, em que impera a lógica das contratações. Portugal tem de seguir esse caminho, o que já foi fácil, mas neste momento não é.

Há poucos atractivos na carreira universitária?
Sob todos os pontos de vista, incluindo a nível salarial, área em que as discrepâncias são enormes. Temos de atrair pessoas a nível internacional. O exemplo a seguir é o da F-Economia da U-Nova de Lisboa, que neste momento tem professores provenientes de mais de dez países. O que só é possível porque, apesar de tudo, Portugal é atractivo.

Sim, o clima é muito elogiado no meio académico internacional...
Mas não só... As melhores universidades têm bons alunos e algumas já estão razoavelmente equipadas, daí que as diferenças em relação ao que se vê no estrangeiro sejam cada vez menores. Mas o que distinguiu os Estados Unidos da América foi a aposta na fronteira e não no bom comportamento.

CONTINUA...

1 comentário:

  1. A faculdade de economia da nova é a escola do pensamento unico em economia. quanto a mim não é exemplo pra nada neste país... Se querem exemplo de internacionalização, falem do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que é o mais internacional da Europa...

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